Cenário atual da Engenharia Brasileira

O cenário atual da Engenharia Brasileira
Há alguns anos ouço que a engenharia é essencial para o desenvolvimento do país, e que o Brasil precisa de mais engenheiros a cada ano, sem distinção de qual ramo da engenharia o aluno deva escolher.
Confesso que esta ideia foi um ponto importante para minha escolha de cursar Engenharia, ao invés de escolher alguma graduação dentro do ramo em que trabalho atualmente, o de Transportes.
A Engenharia atua diretamente na qualidade de vida dos seres humanos, por isso é fundamental para o aumento do IDH – Índice de Desenvolvimento Humano, medido anualmente pela ONU – Organização das Nações Unidas.
Como a qualidade de vida é um dos indicadores do IDH, a engenharia atua diretamente em diversos fatores que contribuem para o aumento deste indicador: habitação, agricultura, saneamento, produção e infraestrutura.
A Engenharia tem o compromisso de desempenhar papel fundamental para o crescimento econômico, sempre atenta à inovação e à sustentabilidade.
O PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, implantado pelo governo federal, visava este crescimento econômico, buscando valorizar os profissionais e gerar emprego e renda.
Porém devido à vitória nas eleições de 2014, muitas das obras do PAC estão paradas, deixando o mercado da Engenharia a mercê de interesses políticos.
Para piorar, desde meados de 2014, a Operação Lava-Jato da Polícia Federal, identificou diversas irregularidades em contratos da Petrobras com as maiores empreiteiras brasileiras. A Petrobras é a maior empregadora do setor de Engenharia no Brasil, direta e indiretamente.
Como resultado, muitos engenheiros perderam seus empregos, e infelizmente, ao que tudo indica, muitos outros perderão seus empregos também.
Enquanto os políticos não aceitarem que o desenvolvimento de um país não deve ser tratado com atenção somente antes das eleições, não há como ter um crescimento real na economia.

One Reply to “Cenário atual da Engenharia Brasileira”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*